BOTÂNICA


Embriologicamente, todas as folhas tem origem a partir da gêmula do embrião, mesma estrutura que dará origem ao caule. Com o desenvolvimento, elas se diferenciam morfologicamente e funcionalmente, de acordo com a função que exercem.

 

A ilustração a seguir esquematiza a estrutura interna de uma folha.

Observe o desenho e assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a função da estrutura apontada em A.

 

Fonte: Acervo EAD/UNIUBE.


Controlar a entrada e saída de gases da planta.


Armazenamento de seiva elaborada.


Promover a sustentação da folha.


Condução de água e sais minerais pelas células da folha.


Realizar a maior parte da fotossíntese.

Para que o vegetal se desenvolva, é necessário que os nutrientes orgânicos, inorgânicos e a água sejam transportados por todo o corpo da planta. O transporte desses elementos à longa distância ocorre graças à presença de vasos condutores de seiva. A respeito do movimento de água e solutos pela planta, analise as afirmativas marcando (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO.

 

 I. (      ) De toda água que a planta absorve do solo, apenas uma pequena parte é perdida para a atmosfera por transpiração por meio de organelas especiais denominadas acúleos.

II. (      ) A teoria da tensão-coesão é a mais aceita atualmente para explicar como ocorre o movimento de água pela planta. Ela diz que a transpiração produz uma tensão da água pelo corpo da planta e a coesão faz com que a água suporte grandes tensões nas colunas do xilema

III. (      ) Quando chega ao xilema, a água pode seguir três vias: a apoplástica, a transmembrana e a simplástica, sendo a rota mais comum a apoplástica, em que a água é transportada pelo vaso por meio da parede celular.

IV. (      ) O xilema é o vaso responsável, principalmente, pela condução de seiva bruta, constituindo-se a rota de translocação de água mais longa nas plantas.

 

A alternativa que contém a sequência que preenche corretamente as lacunas é:


I- F; II - V; III - V; IV - F.


I- F; II - V; III - V; IV - V.


I- F; II - V; III - F; IV - V.


I- V; II - F; III - V; IV - V.


I- V; II - V; III - F; IV - F.

Os nutrientes essenciais para o desenvolvimento dos vegetais são adquiridos pela absorção direta de minerais que estão dissolvidos na água do solo ou pelos elementos que são elaborados pelas próprias plantas. Para que os nutrientes cheguem até as mais diversas partes do vegetal, é necessário que sejam transportados célula a célula, muitas vezes atravessando a membrana plasmática.

O transporte de solutos através da membrana pode ser classificado como ativo ou passivo. Ao nos referirmos sobre o transporte passivo de solutos, estamos dizendo que:

I - O movimento do soluto ocorre a favor do gradiente eletroquímico.

II - Não ocorre participação de proteínas, uma vez que neste transporte não há gasto de energia.

III - A difusão simples e a difusão facilitada são exemplos de transporte passivo.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):


I e II, apenas.


II, apenas.


I, apenas.


I, II e III.


I e III, apenas.

O sistema de revestimento da planta tem como uma de suas principais funções a proteção do vegetal contra as adversidades do meio, como perda de água pela transpiração e ação de alguns predadores. A respeito do tecido de revestimento, marque a alternativa CORRETA.


A epiderme é um tecido com abundância de súber, que confere ao tecido isolamento térmico e impermeabilização à água.


A epiderme, por se tratar de um tecido de revestimento, é exclusivamente formada por células esclerenquimáticas.


Periderme é o nome dado à camada externa protetora das plantas que apresentam crescimento primário. Ela é composta por duas camadas: câmbio da casca e feloderme.


A papila é a camada externa da epiderme, formada por uma substância denominada cutina, que apresenta como uma de suas principais funções, facilitar a troca de substâncias entre a planta e o meio externo.


As células unisseriadas, sem espaço intercelular e, em alguns casos, a presença de acúleos, conferem à epiderme a função de proteção mecânica.

Imagine que você é um biólogo que trabalha em um laboratório de histologia vegetal e necessita fazer um estudo sobre a presença de cloroplastos em diversas regiões foliares. Sabendo-se que a amostra a ser analisada é epidérmica, espera-se que os cloroplastos sejam encontrados:


nas papilas.


nas lenticelas.


nos tricomas.


nas células estomáticas.


em qualquer célula da epiderme.

Páginas: 1234567